-
Arquitetos: Horma
- Área: 140 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Mariela Apollonio
-
Fabricantes: Adriana Cabello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Saudável, sustentável, sincero e natural são conceitos que definem o Begreen e que devem ser o principal ponto de partida. Intervir o mínimo para atingir o máximo seria o nosso objetivo, não só por um critério econômico, mas pela consciência de otimização de recursos.
O projeto propõe como estratégia para intervir no espaço a criação de uma base comum que percorre toda a superfície do terreno até uma altura de 90cm. Nessa espessura constante, dois conceitos primitivos como topografia e geometria definiram sua forma e modo de habitá-lo. A base esculpida, acentuada pela cerâmica manual e local, confere ao espaço a continuidade, estabilidade e personalidade desejadas, permitindo que ele seja complementado pelo movimento e improvisação de cor dos usuários que o ocupam. Uma atmosfera única espera que cada usuário se sinta parte dela e livre para vivenciá-la à sua maneira. Fique à vontade e aproveite o Begreen.
A cor terracota é, sem dúvida, a protagonista deste projeto, cobrindo todo o piso em forma de microcimento, salpicado por detalhes de outras cores. Assim encontramos detalhes em laranja, como os dos móveis, ou mesmo em verde, em lâmpadas e vegetação. Este última tem um papel fundamental no projeto, aparecendo no início e no final do percurso em floreiras.
Todo o programa decorre em um térreo, um espaço único com 30m de comprimento, atravessado por uma base que é moldada e configurada para criar os diferentes níveis sobre os quais decorre a atividade. Neles, os detalhes em peças de cerâmica, acompanhados pelos móveis, geram uma sensação de aconchego e ritmo dentro das instalações.
Portanto, a cerâmica e o microcimento são os principais elementos que dão forma e vida a este interior, conferindo-lhe um caráter especial.